21 de jun. de 2010

O mundo do rock precisa de um novo "Nevermind" ?!


O segundo albúm de estúdio do Nirvana,lançado em 24 de setembro de 1991,vendeu cerca de 26 milhões.Trouxe o Nirvana ao mundo e revolucionou o rock de uma maneira em geral.
Depois disso nunca mais teve um álbum de rock que revolucionou o mundo.Isso seria por falta de criatividade ???,de espaço na mídia ???,de vontade de ouvir rock dos ouvintes ??

Saudades dos velhos tempos...

16 de jun. de 2010

Glam Metal



Glam metal/rock é um sub-gênero do hard rock, com apogeu da metade dos anos 80 até o início dos 90, no qual as bandas se caracterizavam por uma aparência afetada, com os integrantes cultivando não só cabelos longos, mas também um guarda-roupa em que as cores e o brilho se ressaltavam. O uso de maquiagem feminina não era incomum. Atualmente o estilo é chamado de "sleaze".

O hard rock, ou simplesmente "rock pesado", começou a ganhar destaque no final dos anos 60, com Deep Purple, Led Zeppelin e Alice Cooper, entre outros, gravando seus primeiros albuns. Bandas como Aerosmith e KISS surgiram no início dos anos 70, e aproveitaram, cada uma à sua maneira, o apelo visual e comportamental de David Bowie, Johnny Thunder, Mott The Hoople e dos New York Dolls, verdadeiros precursores do estilo glam ou glitter, se bem que traços incipientes já seriam notados, na mesma época e até mesmo um pouco antes, em fotos de bandas como Rolling Stones.
Em meados da anos 80 algumas bandas de hard rock resolveram exagerar no visual carregado e um tanto afeminado - Guns N Roses, Bon Jovi, Poison, Ratt, Mötley Crüe, entre outros, representaram o estilo. Antes ainda, surgiu uma fase de busca por extremo virtuosismo instrumental, iniciada com o lançamento do primeiro disco do Van Halen, cujo guitarrista, Eddie Van Halen passou a ser copiado. A temática das canções era por vezes romântica, e muitas vezes enaltecia o hedonismo e o excesso relativamente a sexo e mulheres, dinheiro, drogas e fama.. O estilo virou uma febre nos Estados Unidos,e difundiu-se mundo afora, com a ajuda da MTV e seus video-clipes - na época uma novidade. Ao mesmo tempo em que algumas bandas se destacavam em shows superproduzidos com grandes palcos, luzes, explosões, e pilhas de amplificadores, muitas outras surgiram, sem o mesmo talento, de certa forma inflacionando o mercado. O glam se tornou uma caricatura de si próprio, e passou a ser esnobado e ridicularizado propositalmente pela própria MTV, que precisava de um novo estilo pra explorar comercialmente, tendo-o encontrado no grunge, com suas temáticas existencialistas e tom depressivo, antagônico ao espírito de festa do glam.
 As maiores Bandas de Glam :

 Europe
 Poison
 Vinnie Vincent Invasion
 Mötley Crüe.

 Tema idealizado por Melania,e texto escrito pelo membro Vinny em parceiria com o Wikipedia :B.Vinny que é membro da comunidade ♪ ♫ Debates sobre Música ♪ ♫ ®

Estudio de música : A "Salvação" para alguns cantores.

 


 Óbvio que ao vivo não ficará perfeitamente igual do que a versão em estúdio,nem mesmo se juntarmos os melhores instrumentistas e o melhor cantor.Mas a diferença é IMENSA.Mesmo bandas consagradas tem,digamos que dificuldade de cantar ao vivo.Muitos aparelhos de mixagem,outros para aumentar a tonalidade da voz,outro para ajustar a voz do cantor e por ai vai.Não tem jeito : Voz igual a de estúdio não fica.
 Mas ai eu fico me perguntando : Onde estaria o Black Eyed Peas,Lady Gaga,Justin Bieber e esses cantores se não fosse a mixagem?
















♪ ♫ Debates sobre Música ♪ ♫ ®

15 de jun. de 2010

Like a Rolling Stone - A música que mudou o mundo.


 “Like a Rolling Stone”, canção que Bob Dylan lançou em 20 de julho de 1965, transformou a poética do rock. A partir dela, o gênero se libertaria de temas como carros e garotas para mergulhar não só em assuntos sociais e políticos, mas na introspecção: o que dizer, e como dizê-lo, viraria a razão de ser do rock e a sua bandeira revolucionária. O objetivo do crítico Greil Marcus em “Like a Rolling Stone – Bob Dylan na Encruzilhada” (Companhia das Letras; tradução de Celso Mauro Paciornik; 256 páginas; 42 reais) é mostrar a gênese dessa canção e provar que ela, sozinha, mudou a cultura pop em todo o mundo. Marcus está à altura do que se propõe: ele é não apenas referência obrigatória na crítica musical, como também um especialista em Bob Dylan.


Like a Rolling Stone” revolucionou a maneira de divulgar uma canção no rádio. As músicas, então, podiam durar no máximo três minutos; ela tem o dobro. A CBS (atual Sony Music) pediu que Dylan a cortasse. Ele se recusou, e a faixa foi dividida em duas partes. 

A letra de “Like a Rolling Stone” é uma das mais brilhantes da carreira de Dylan. Para contar a história de uma esnobe da alta sociedade que vira indigente, ele emprega metáforas e se vale de uma estrutura narrativa então inédita nas letras de rock – tanto que a canção o colocou não apenas no cânone musical, como no literário. “Trata-se de uma composição capaz de viver no papel, sem a música”, diz Marcus. Seu lançamento fez com que os principais compositores do período alterassem seus métodos, não raro com algum desespero

Texto escrito pelo membro Eduardo,membro da comunidade ♪ ♫ Debates sobre Música ♪ ♫ ®

14 de jun. de 2010

Trilhas sonoras de filmes



 Eu vim aqui postar trilhas sonoras de filmes que fizeram sucesso,e as que eu mais gosto ,vai aqui meu top 10.

 1 - Aerosmith - I Don't Wanna Miss a Thing ( Armageddon )
 2 - Guns n' roses - You cold be mine ( O exterminador do futuro 2 )
 3 - Celine Dion - My Heart Will Go On ( Titanic )
 4 - Queen - Who Wants to Live Forever ( Highlander )
 5 - Peter Cetera - The Glory Of Love ( Karate kid )
 6 - Kiss - Detroit Rock City ( Detroit rock city : A cidade do rock )
 7 - Goo goo dolls - Iris ( Cidade dos anjos )
 8 - Berlin - Take my breath away ( Top gun )
 9 - Dick Dale & The Del Tones - Misirlou ( Pulp fiction )
 10 - Roy Orbison - Pretty Woman ( Uma linda mulher )

 Espero que gostem =)

 Tema do post idealizado por Guilherme,e texto escrito pelo membro Vinny,ambos membros da comunidade ♪ ♫ Debates sobre Música ♪ ♫ ®

13 de jun. de 2010

Alguém será a nova Madonna ?





Uma coisa todo mundo sabe : Toda cantora pop,quer ser a Madonna.E não é por menos,Madonna é a cantora mais bem sucedida de todos os tempos com 260 milhões de albuns vendidos,180 milhões de singles e 150 milhões de dvds.
 Mas claro que todas cantoras pops tem que imitarem ela,ela é a "Rainha do pop".Mas,imagina daqui a 50 anos : Será que teremos uma nova Madonna,ou ela é única?.
 Algumas cantoras tentam ser a nova Rainha do pop,até uns tempos atrás era a Britney Spears,hoje em dia é a Lady Gaga...,será que daqui a alguns anos,teremos alguém a altura da Madonna?

 Texto escrito pelo membro Vinny da comunidade ♪ ♫ Debates sobre Música ♪ ♫ ®

12 de jun. de 2010

Drogas : Porque alguns músicos usam ?


Quando eu me refiro as drogas,não falo apenas de drogas ilícitas,cito também cigarro,bebida e afins.
Eu fico me imaginando : Uma pessoa que começou do nada e,que de repente,é conhecida no mundo todo,cantando para milhares de pessoas em um show. Se você for em qualquer lugar,não se tem privacidade.Seria esse um dos motivos?
Será que drogas liberam a mente para novas canções,composições e essas coisas?,não sei,mas sinceramente eu acho difícil.
Será que eles seguem a risca o lema "Sex,drugs and rock n' roll ??.

Kurt Cobain,Hendrix,Janis Joplin,Jim Morrison,Brian Jones...,são algumas dos nomes que brilharam enquanto estavam vivos,mas,que morreram muito cedo por causa das drogas.Outros escaparam por pouco,estiveram que parar de usar,e viram que valia mais a pena uma vida saudável do que uma vida de droga.

Texto escrito pelo membro Vinny da comunidade ♪ ♫ Debates sobre Música ♪ ♫ ®

11 de jun. de 2010

Clube da esquina




Clube da Esquina foi um movimento musical nascido na década de 1960 em Minas Gerais.

O Clube da esquina surgiu da grande amizade entre Milton Nascimento e os irmãos Borges (Marilton, Márcio e Lô), na Belo Horizonte dos anos 1960, depois que Milton chegou à capital para estudar e trabalhar. Milton acabara de chegar de Três Pontas, cidade onde morava a família e onde tocava na banda W's Boys com o pianista Wagner Tiso; com Marilton foi tocar na noite, no grupo Evolussamba. Compondo e tocando com os amigos, despontava o talento, pondo o pé na estrada e na fama ao vencer o Festival de Música Popular Brasileira e ao ter uma de suas composições, "Canção do sal", gravada pela então novata Elis Regina.

Aos fãs dos Beatles e The Platters novos integrantes vieram juntar-se: Flávio Venturini, Vermelho, Tavinho Moura, Toninho Horta, Beto Guedes e o letrista Fernando Brant. O nome do grupo foi idéia de Márcio que ao ouvir a mãe perguntar dos filhos, ouvia a mesma resposta: "Estão lá na esquina, cantando e tocando violão." Em 1972 a EMI gravou o primeiro LP, Clube da Esquina, apresentando um grupo de jovens que chamou a atenção pelas composições engajadas, a miscelânea de sons e riqueza poética.

Todos os seus integrantes engajaram numa carreira solo de sucesso, além da formação do grupo 14 Bis, que também fez muito sucesso desde a criação de O Terço.

Considera-se que seus principais participantes tenham sido Tavinho Moura, Wagner Tiso, Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Toninho Horta, Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Fernando Brant e os integrantes do 14 Bis, entre outros.




Texto escrito pelo membro Eduardo da comunidade ♪ ♫ Debates sobre Música ♪ ♫ ®

Música Nacional


A grande maioria ( assim como eu ) prefere a música internacional do que a nacional.Óbvio que a música internacional é melhor,tanto pelos instrumentistas,cantores,ritmo e marketing mesmo.Aqui não tem um Paul Stanley,ou um Fred Mercury nem mesmo uma Lady Gaga,mas aqui tem ótimos cantores e bandas,e não vamos esquecer da música brazuka!!!

Aqui uns vídeos legais de músicas nacionais :


Lulu Santos : Aviso aos navegantes

Paralamas do sucesso : Seguindo estrelas

Pitty - Me adora

Barão vermelho - Por você

Capital inicial - Natasha

Texto escrito pelo membro Vinny da comunidade ♪ ♫ Debates sobre Música ♪ ♫ ®

10 de jun. de 2010

"Bandas anti-cristo"



Bom,existem várias bandas anti-cristo,algumas por apenas querer se aparecer.Algumas pessoas acham que tal banda é anti-cristo,mas na verdade não é.Vou aqui explicar um pouco sobre essas bandas suspeitas :

Marilyn Manson : Ele e sua trupe se dizem anti-cristo,mas eu,sinceramente,acho que é um puro marketing... ( É uma banda anti-cristo,porém,eles usam MUITO marketing )

KISS : Os caram falavam que eles eram demoniacos porque cuspiam fogos ( Eles eram demônios ou dragões ? ),uns dizem que a música I LOVE IT LOUD é demoniaca,que eles esmagavam pintinhos,que a língua do Gene Simmons era coisa do capeta,que Kiss significava Kids in service satã...Pow,uma puta falta de sacanagem isso,vou reclamar no twitter :'(   ( Não são anti-cristo,essas coisas é da cabeça de quem não tem o que fazer )

AC/DC : Anti christ,dead christ ( É assim que se escreve?? ),pow,só porque ele cantava meio esquisito e por causa de algumas músicas? ( Idem ao KISS )

Iron Maiden : Fez-se muito barulho em torno do Iron Maiden, sem razão alguma: a música The Number of the Beast baseia-se no filme A Profecia, que, por sua vez, é inspirada no livro do Apocalipse, da Bíblia, e também no próprio livro. A conclusão é que, se a letra de The Number of the Beast for satânica, então a Bíblia também é um livro satânico?... ( ! ) Como podem ver, a coisa não se sustenta. ( Esse trecho tirei de um cara que escreveu no Yahoo Respostas =D ).Ainda falam do Eddie the Head,cara,eu acho ele bonitinho...
( Idem ao KISS e ao ACDC )

Slayer : Esses caras eu sinceramente não mexeria,os caras fizeram o considerado "álbum mais pesado de todos os tempos".Sinceramente não sei da história e da carreira dele,enfim... ( Já está explicado )

Deicide : A palavra "deicide" significa "O ato de matar um ser de natureza divina; particularmente cruxificar Jesus Cristo". A palavra pode significar também "Aquele que tem interesse em matar Cristo".Preciso falar mais alguma coisa??? ( Preciso mesmo falar ??? )

Black Sabbath : Fizeram histórias de que ele comia cabeça de morcego e tal's,tudo mentira.Pow,o Ozzy canta bem meu,mas se aproveitou dessa fama e fez mais sucesso ainda. ( Muito mito,muito mesmo )

Existem outras bandas como Burzum,MAYHEM,Gorgoroth que eu não sei muito,por isso não irei postar :D


RESUMINDO : Algumas bandas fizeram jogada de marketing,outras aproveitaram esse rótulo e fizeram mais fama ainda,já outras...,é bom não mexer.

Texto escrito pelo membro Vinny da comunidade ♪ ♫ Debates sobre Música ♪ ♫ ®

Juventude e a música erudita



A primeira notícia diz que em 2009, na Alemanha, a venda de discos clássicos teve um aumento de 10% em relação ao ano anterior e grande parte disso é devido ao crescente número de jovens da faixa etária de 10 a 29 anos que passaram a comprar cada vez mais discos clássicos.

A Alemanha sem dúvida sempre teve uma vasta tradição cultural no mundo da música clássica e, hoje em dia, pode até ser considerada como um paraíso para os amantes da música erudita. Grandes gênios da música como Bach, Beethoven, Schumann, Mendelssohn, Brahms, Wagner e Hindemith eram alemães (e podemos ir mais longe se levarmos em conta os austríacos como Haydn, Mozart, Schubert, Schönberg, Berg, Webern). Atualmente, a Alemanha possui mais de 80 teatros de ópera e aproximadamente 140 orquestras profissionais (incluindo formações de câmara).

No Brasil, nos últimos anos, eu tenho visto cada vez mais diversas fundações e instituições que estão se esforçando para tentar aproximar a música clássica aos jovens de todas as classes sociais e também de pessoas que nem sempre tiveram a oportunidade de conhecer a riqueza que ela oferece. Sobre a França, ainda não posso dar minha opinião, mas com o pouco tempo que estou por aqui posso afirmar com convicção que tanto aqui, quanto na Alemanha, a herança cultural é muito forte e a "agenda musical" é sempre extremamente agitada.

Apesar de encontrar essa ótima notícia sobre a Alemanha, alguns minutos depois li também que em algumas cidades britânicas, as pessoas estão usando a música clássica de uma maneira um pouco "diferente" da convencional.

a West Park School, por exemplo, o diretor faz com que os jovens que vão para a detenção sejam obrigados a ficar em uma sala ouvindo duas horas de obras de mozart.

Sinceramente, a idéia de representar a música clássica como uma forma de castigo é, no mínimo, repugnante. Porque não colocar nos corredores dos colégios, na saída das aulas ou até mesmo no refeitório e ambientes agradáveis? No Brasil, por exemplo, muitos cinemas colocaram música clássica antes dos filmes começarem (enquanto as pessoas entram na sala) e conheço muitos jovens que acabaram admitindo identificar-se com elas e passaram a ouvi-las em casa!

Nos trens das cidades de Tye e Wear (no norte da Inglaterra) foram postos alto falantes que tocam musica clássica durante quase todo o dia. Que iniciativa bonita né? Bom..não é bem assim. O ignorante representante da companhia de trens declarou que o motivo disso era fazer com que os jovens, que usavam a estação como ponto de encontro para beber, fumar e consumir drogas, fossem a outro lugar para se encontrar.

Enfim...esses são apenas alguns dos diversos comentários infelizes que algumas pessoas generalistas fazem sobre a música clássica e acabam saindo nos jornais e influenciando o ponto de vista de diversos jovens ingênuos que sentem-se inseguros e lamentavelmente preferem recusar-se a ouvir a música clássica devido ao medo de serem julgados pela sociedade.

A música erudita é uma arte sagrada que possui o poder de transcendência e não merece ser esteriotipada dessa maneira. Sempre devemos incentivar jovens e qualquer um que se interesse pela música erudita pois são em gestos simples e ações pequenas que podemos fazer a diferença.

Texto escrito pelo membro Arnaldo da comunidade ♪ ♫ Debates sobre Música ♪ ♫ ®

Sertanejo raiz



Esse tipo de música, nunca teve o devido reconhecimento do público dos grandes centros, nem da mídia, pois nunca iam na TV, jamais tocavam nas FM´s, e as duplas se apresentavam em circos.

Pois bem, esse estilo de música traz uma grande riqueza poética, pois retratava muito bem o estilo de vida de quem morava no campo.

O artistas não tocavam bem, pois a maioria aprenderam a tocar sozinho, também não tocavam bem, as letras eram recheadas de graves erros de português. Mas a verdade é que havia uma grande sinceridade no que eles tocavam. As letras retratavam com exatidão como era o cotidiano de que viviam no sertão, e apesar dos erros de português eram muito bem escritas, no sentido poético.

Um grande VIVA, a artistas como:

Pena Branca e Xavantinho
Tião Carrero e Pardinho
Tonico e Tinoco
Milionário e José Rico

e tantos outros, que fizeram da música uma paixão, não uma forma de ganhar fortuna fácil como esses breganejos universiotários.

Texto escrito pelo membro Eduardo da comunidade Debates sobre Música